O que é?
O método de estudo de caso é uma simulação de disputas judiciais e arbitrais enfrentadas por advogados, juízes e árbitros. Ao participar da simulação, o aluno deve se colocar no seu papel, analisar seus objetivos e decidir o que faria para atingi-los. O aluno faz parte de um grupo de discussão que dividem com ele o mesmo papel. Ao final, o aluno sustentará seu ponto de vista oralmente na sala de aula.
Como se preparar?
O aluno deve
1. Ler todo material de base.
2. Identificar a bibliografia básica.
3. Identificar todos os dispositivos de lei que têm relação com a disputa.
4. Tomar notas, resumir conclusões e grifar.
5. Assumir o papel de protagonista do caso.
6. Se preparar pra definir estratégia e tomar decisões.
7. Responder às seguintes perguntas.Qual a melhor linha de defesa ou ataque? Como você reagiria nessas situações?
O grupo de discussão é um componente fundamental. O aluno deve dividir suas posições com seus colegas e ouvir as conclusões dos demais. Se houverem visões diferentes, o grupo deve se esforçar pra reduzi-las a uma única estratégia coerente.
Os professores conduzirão as discussões, mas não oferecerão respostas. Os alunos devem estar preparados para observar as consequências de suas decisões. Em sala de aula, é fundamental quero aluno fale, se posicione e argumente, apresentando novos pontos de vista, contrariando posições e desenvolvendo idéias.
Regras de conduta
1. Avaliação é baseada na participação nas discussões: não haverá trabalho ou prova. Quem não frequenta as aulas zera.
2. Aluno de lhe participar de um dos grupos.
3. Atribuição de um papel para cada grupo, a ser desempenhado até o fim da atividade.
4. Fatos podem e devem ser complementados pelos alunos, desde que não violem o conteúdo do material ou vinculem outros grupos.
5. Posições devem ser sustentados oralmente a cada aula. Grupo pode ser representado, mas é importante que todos falem ao longo da atividade.
6. Prazos devem ser rigorosamente cumpridos.